Dicas

DICAS SOBRE CONFEÇÃO DE ALIMENTOS QUE SOBRARAM DE OUTRAS REFEIÇÕES, QUE ESTÃO PERTO DO FIM DA VALIDADE, QUE NÃO SE PODEM CONGELAR ANTES DE SEREM COZINHADOS, POR JÁ TEREM ESTADO CONGELADOS, ETC. ETC.

por Maria do Rosário

No frigorífico tem sempre caixinhas com sobras de pratos que já não lhe apetece repetir ou que sozinhos não chegam para uma refeição, ou então legumes e frutas já tocados que podem ser cozinhados de outra forma, mas não sabe como... Que fazer? Eis algumas sugestões:

Arroz de pato + Esparregado + Cogumelos


Untar um prato de ir ao forno. Colocar uma camada de arroz, outra de esparregado e assim sucessivamente, devendo a última camada ser de cogumelos que previamente salteou com cebola e alho picado em óleo, azeite ou margarina (o que tiver em casa). Leve ao forno ou a banho-maria, para aquecer. 

Salada de feijão verde

Com um garfo, reduza a puré batatas suficientes para a sua família, a que junta a salada de feijão, que também esmaga juntamente com a batata. Corrige os temperos de sal, vinagre, azeite e alho picadinho. Leva ao lume para aquecer e se necessário junte um pouco da água de cozer as batatas para amolecer, caso fique muito espesso. É um óptimo acompanhamento para carne ou peixe. 

Sopa de mistura de legumes




Reserve uma parte. A outra parte leve ao lume, com mais batata, cebola, alho e água suficiente para fazer sopa. Rectifique os temperos e reduza a puré. Leve de novo ao lume, com a parte da salada que reservou para aquecer. 







Lulas cruas

Amanhe as lulas, corte-as às rodelas e se os tentáculos forem pequenos, deixe-os inteiros, ou se forem grandes, corte-os em pedaços. Tempere com sal, limão, pimenta ou outros condimentos que gostar. Deixe repousar durante uma hora + ou – e depois escorra todo o líquido que tiver criado. Num saco de plástico deite farinha suficiente para enfarinhar as lulas, deite nele as lulas e sacuda bem para que fiquem bem polvilhadas e de seguida frite-as. Nota: Não precisam de ovo, para ficarem estaladiças. Pode depois guardá-las no frigorífico ou congelador se não quiser consumi-las de imediato. 

Peixe cru 

Corte-o em filetes ou em postas pequenas e proceda como nas lulas. 

Um resto de peixe assado

Tire a pele e espinhas e desfaça em lascas. Conforme a quantidade, poderá fazer uma omeleta; uma tortilha (com cubinhos de batata, cebola, alho e salsa picados; salteie a mistura numa frigideira até os legumes estarem tenros, junte o peixe e ovos batidos, temperados de sal e pimenta q.b. – não esquecer que o peixe já estava temperado – quando os ovos estiverem a descolar do fundo da frigideira, com o auxílio de um prato, vire a tortilha e deixe-a cozinhar do outro lado. 

Bolinhos de peixe 


Juntando batata esmagada, cebola, alho e salsa picados, um ou dois ovos batidos, sal e pimenta a gosto (não esquecendo que o peixe já estava temperado), e com o auxílio de duas colheres de sopa, vá tendendo pastelinhos para fritar, como se fossem os de bacalhau. 

Pão 



Corte em fatias + ou – do mesmo tamanho e leve ao forno para tostar ligeiramente, transformando assim em tostas que durarão mais tempo 






Ou faça açorda

(ver em RECEITAS, uma sugestão) 








Tostas mistas reinventadas

Ou ainda, depois do pão fatiado, recheie: com fiambre, fiambre e queijo, chourição, salsichas, ou o que tiver disponível. Prenda as fatias duas a duas com o auxílio de palitos nas pontas, para não perderem o recheio. Passe-as por uma mistura de leite e ovos batidos e frite em óleo bem quente, como se faz com as fatias douradas. Em alternativa, pode barrar um pirex com margarina e colocar uma camada de fatias de pão embebido em leite, e outra de recheio, terminando com o pão embebido. Com um garfo pique bem toda a superfície para que os ovos batidos que verte por cima, possam chegar também ao fundo do pirex. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a gratinar.

Legumes variados

Folhas de repolho; Cenouras (já com alguma deterioração); Beringelas com algumas mossas; Agrião um pouco amarelecido; Feijão verde meio murcho e com algumas manchas.  Lave e retire tudo o que se apresentar estragado, tire também os veios ao feijão e corte tudo numa juliana o mais fino possível. Conforme a quantidade obtida, pode utilizá-la em sopa, Ou num estufadinho para acompanhamento de carne ou peixe. Num tacho, leva ao lume azeite, cebola e alho picadinho e assim que estiverem macios, junte a juliana, tempere de sal e ervas aromáticas. Deixe cozer em lume brando e vá acrescentando um pouco de água se necessário, mas pouca, para ficarem sem molho. 

Frutas diversas 
(a mostrarem algum princípio de deterioração) 

Lave e retire todas as partes estragadas. Faça uma salada de frutas. Se forem peras ou maçãs, pode cozê-las, reduzir a puré, temperar com açúcar e canela se gostar e juntar iogurte. Pode salteá-las numa frigideira bem untada de manteiga ou margarina e açúcar, em cubinhos pequenos e servir com iogurte. Pode cozê-las todas misturadas, à excepção de banana, com açúcar (na proporção de 1kg de fruta para 750grs de açúcar) em lume brando e assim fazer uma compota para barrar pão, tostas ou bolachas (sabe que a compota está pronta, quando retira um pouco para um pratinho, passa com um dedo no meio e as partes separadas não se voltam a juntar). Num pirex bem untado de margarina, pode misturar, em pequenos cubos ou rodelas (incluindo bananas) a fruta que quiser consumir, adoçar a gosto, regar com iogurte. Bater uma clara em castelo firme, juntar uma colher de sopa de açúcar, raspa de limão e continuar a bater, até ter um suspiro que deita às colheradas sobre a fruta. Levar ao forno para tostar levemente o suspiro. 

Iogurtes a findarem o prazo de validade 

Para além das dicas acima, pode utilizar em molhos de saladas ou nos seus cozinhados em substituição das natas, para ensopar bolos já enrijecidos. Atenção aos sabores (há sabores a frutos muito fortes que podem não combinar com os cozinhados ou molhos).


Sem comentários:

Enviar um comentário

deixe aqui o seu tempero